top of page

Novas cores e novos sorrisos na Feira de Areia.

Atualizado: 14 de jul. de 2019

As cores da bandeira de Areia dão vida ao mercado público da cidade. Os sorrisos tomam conta do lugar e o sentimento principal é de alegria. Para Dona Maria, feirante há 8 anos o princípio de tudo foi sinônimo de estranhamento e um pouco de resistência, mudanças nem sempre são aceitas, sair do seu lugar de trabalho para participar de uma melhor organização e entrar em uma área agora conhecida como Praça de Alimentação necessitou de um convencimento feito pelos idealizadores do projeto através de alguma reuniões.


“No começo eu estava meio apreensiva, porque a gente já era acostumado com o que tinha, aí eu não fiquei achando muito bom não”, disse Dona Maria.


Praça de alimentação da feira

Com a presença de parcerias privadas, a prefeitura municipal de Areia traz no dia 13 de julho de 2019 a reforma da feira livre. A primeira-dama, Dilene Marques, fala que quando o atual prefeito venceu as eleições no ano de 2016 ela decidiu ficar responsável por “arrumar a feira”, pois para ela a feira de Areia era muito desorganizada.


“Minha paixão por feira começou quando criança, porque toda quinta-feira eu ia pra feira de Barra de Santa Rosa junto com meu avô, meus pais, e eu podia sentir o cheiro da feira, de felicidade”. Disse Dilene Alves, coordenadora do projeto.

Barracas da Feira, parceria privadas


“Coisa que a gente nunca viu antes”, diz Kátia Dantas consumidora na feira de Areia há mais de 30 anos. Ela deixa claro sua admiração pelo prefeito João Francisco e por seu trabalho diante do cargo. Para ela, o prefeito tem se preocupado com o melhor para a comunidade e a mudança na feira é um grande exemplo disso.


"Um sonho meu e uma persistência da minha esposa", diz o prefeito João Francisco.

Para o prefeito, essas mudanças na feira são apenas uma amostra do que ainda pode-se conseguir, as parcerias com a Fundação Banco do Brasil, IFPB, Cáritas Brasileira, entre outros, foi de extrema importância para o andamento do projeto. São 230 feirantes que passaram por treinamento e capacitação para receber um certificado de comércio, de higiene e manuseio de alimentos.


"O mercado público em Areia deixou de ser sinônimo de sujeira e desorganização, canto sem leis e sem ordens. Agora nós temos organização, determinações, regras para poder comercializar". Afirma João Francisco.


Feira de Areia


Em fala com o Areia Notícias, o então secretário de turismo Roberto Filho (Tinho) ressaltou também a importância da reforma para potencializar o desenvolvimento turístico da cidade e levar o turista à feira, com um ambiente mais limpo e organizado, valerá a pena apresentar ao visitante. O vereador João Carlos também falou sobre a participação do Legislativo da cidade nesse projeto, segundo ele, sempre foi pedido essa revitalização do mercado público e cita um projeto dele para cobertura do pavilhão externo.



Texto: Yan Souza (estudante de jornalismo na UEPB)


317 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page